sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Ponto de situação do PLP no Concelho de STS

E o “Projecto Limpar Portugal” já faz notícia internacionalmente, somos exemplo a nível mundial pela iniciativa voluntária sem recurso directo a dinheiros.
Marcamos diferença pelo facto de sermos o movimento que irá juntar num só dia, o maior número de voluntários em prol de uma causa Ambiental. Bem como recolher num só dia a maior quantidade de lixo!

O PLP surgiu por influência do sucessivo na estónia em 2008, vários países já fazem o mesmo no âmbito do “Let’s do it” e Portugal tem lá o seu espaço de destaque.

Nós temos já apoio de todas as grandes entidades e instituições públicas, diga-se “Agencia Portuguesa do Ambiente – APA”, Secretaria de estado do Ambiente – SEA, “Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território – MAOT”, “GRN-SEPNA”, “CCDR’s”, Governos Civis, entre muitos outros.

Irá haver acompanhamento televisivo no dias antes, no DiaL e no rescaldo ao DiaL. Temos o apoio de figuras públicas, enumeras associações e instituições, como do “Corpo Nacional de Escuteiros – CNE”, “FNA”, centenas de Juntas de Freguesia, de quase um centena de Câmaras Municipais, centenas de entidades gestoras de resíduos.

Já é certo… dia 20 de Março vamos limpar Portugal!


Portugal é exemplo no Mundo, e Santo Tirso é exemplo em Portugal!
Temos desenvolvido um árduo trabalho de divulgação e sensibilização com os nossos conterrâneos.

Foram criados grupos de coordenação por freguesia orientados por voluntários residentes e com o auxílio das respectivas Juntas de Freguesia para que no DiaL seja mais fácil agilizar esforço na remoção dos depósitos ilegais de resíduos.

A “Câmara Municipal de Santo Tirso” tem sido um forte apoio ao “Projecto Limpar Portugal no nosso Concelho”.
Tem cedido local para reuniões, procurou envolver todas as Juntas de Freguesia e instituições municipalizadas, disponibilizou espaço do mercado para se juntarem todos os voluntários no final das acções do DiaL, vai envolver os seus serviços municipalizados nas acções do DiaL, procura estabelecer contactos para recepção dos nossos resíduos, patrocinou um outdoor para a cidade de Santo Tirso, entre outras acções que vem desenvolvendo.



Neste momento contamos também com o apoio da “Rádio Voz de Santo Tirso” que na voz do Sr. Luís Amaral, passa todos os dias um spot do PLP, temos o apoio do “Jornal de Santo Thirso” que em todas as suas edições emite uma notícia relativa ao PLP, temos o apoio da “Santo Tirso Tv” que criou um spot televisivo que passa constantemente no seu canal.

"Spot"

Temos envolvido boas instituições do nosso concelho, e passo a referir algumas, como sendo todas as corporações dos Bombeiros Voluntários, Policia Municipal, Agrupamentos de Escuteiros, Escolas, Centros Infantis, entre outros.

Temos também já inúmeros apoios de empresas privadas e apoios singulares de voluntários com meios de transporte para resíduos, e meios para facilitar a pré-deposição dos mesmos, bem como o apoio com alguns sacos do lixo e luvas (contudo estes meios ainda são poucos. Cada voluntário deverá trazer de casa uma par de luvas, alguns sacos do lixo, sacholas, ancinhos, pás).


Recentemente, o Cento Infantil de Santo Tirso participou no desfile de carnaval na nossa cidade, onde estiveram presentes mais de 2000 foliões mascarados de “PLP”. Sinal que a Sensibilização e Educação Ambiental que este projecto acarreta colhem já os seus frutos, prova disso foi a participação destas crianças, com idades inferiores a 8 anos, mascaradas de “PLP”.




No nosso Concelho temos já cerca de 150 “lixeiras” georreferenciadas no “3rdBlock”, contudo ainda existem grupos de freguesia que não têm uma única lixeira referenciada. Espera-se que até finais de Fevereiro, inícios de Março se referencie mais algumas.



Estima-se que no Concelho de Santo Tirso participem cerca de 1000 a 2000 voluntários de todas as idades e meios sociais. Tendo em conta que só 3/10 dessas pessoas se encontram inscritas no grupo gerido pela internet, no DiaL, muitos voluntários serão encaminhados para lixeiras que não conheceram previamente, contudo as acções desenroladas poderão contar com cerca de 10 pessoas por lixeira nos diferentes grupos de freguesia, em que pelo menos uma pessoa irá conhecer previamente a lixeira.


Vamos por mãos à obra, vamos deixar o nosso concelho um pouco mais limpo.

Participa na próxima reunião de grupo, será a última aberta a todos os voluntários, no pavilhão Municipal de Santo Tirso pelas 21:00h

Cumprimentos ambientais da coordenação

Um comentário:

Anônimo disse...

A próxima reunião na câmara será quando?