sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Reunião dos coordenadores do PLP com os SMAS da CM-STS


No passado dia 25 de Fevereiro os dois coordenadores do PLP, Fernando André e Tiago Moreira, do grupo do Concelho de Santo Tirso reuniram nas instalações dos SMAS com intuito de descortinar a melhor estratégia de recolha dos resíduos para o nosso concelho.


Como resultado da reunião saíram alguns tópicos orientadores importantes para a gestão das acções do DiaL.

“Para todos os Voluntários, especialmente para os Coordenadores de Freguesia:


- Devem envolver as respectivas Juntas de Freguesia no movimento do PLP;”

- Devem envolver as associações e instituições da Freguesia;

“- Seleccionar as lixeiras e estabelecer uma prioridade de recolha, de forma a não se dispersarem muito e não conseguirem limpar, convenientemente, as lixeiras mais problemáticas;”

- Escolher e criar locais aglutinadores de lixeiras dispersas em locais de bom acesso para manobra de máquina e carregamento/acondicionamento em pesados;

“- Como o acesso ao Aterro Sanitário está limitado aos camiões com báscula de descarga” (não obrigatório) “e com matricula previamente registada, devem os Coordenadores de Freguesia, antecipadamente, indicar a matrícula a um dos seguintes Coordenadores Concelhios: Fernando André ou Tiago Moreira;

- No Ecocentro podem entrar todos os veículos, pelo que devem, logo que carregados, dirigir-se a este ponto de recolha para descarga selectiva dos diferentes materiais para valorização/reciclagem, essencialmente plásticos e vidro;

- Os pneus serão depositados num local ainda a definir, pois eles serão posteriormente recolhidos pela SUMA” (uma das entidades que faz a recolha de resíduos no nosso concelho) “para lavagem e posterior entrega à empresa de reciclagem;

- Dado que os lixos Inertes não provocam grande poluição ambiental, a não ser visual, … “caso não hajam meios suficientes,” poderão ficar nos respectivos locais, identificados, para posterior recolha logo que haja meios e local de deposição definido.”

- A gestão dos nossos resíduos é efectuada pela EGF - Empresa Geral do Fomento, S.A. que apoio oficialmente o PLP com protocolo nacional assinado. Faz-se representar na nossa região pela RESINORTE — Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. que por sua vez no Âmbito da AMAVE - Associação de Municípios do Vale do Ave tem gestão sobre o SIRVA – Sistema Intermunicipal do Vale do Ave onde se insere o nosso Concelho e o nosso Aterro Sanitário, bem como o nosso Ecocentro.


“- Atenção à reunião do dia 1 de Março (2ª Feira), procurem não faltar, esperamos que estejam representadas todas as Freguesias” bem como todas as associações sendo os Bombeiros, Policias, GNR, Escuteiros, Grupos Associativos. “Aqui poderemos fornecer mais dados e trocar ideias e experiências.

- Dia 6 de Março vai realizar-se a recolha piloto onde devem participar os que estiverem disponíveis, essencialmente os Coordenadores de Freguesia. A lixeira escolhida situa-se na Freguesia de Santa Cristina do Couto, próxima do Aterro Sanitário.



Participem, divulguem, mobilizem voluntários e meios de transporte.
Abraço
André”

Eu vou limpar o Concelho de Santo Tirso! E tu... vais ficar em casa!?
Tiago Moreira

Um comentário:

Anônimo disse...

Em nome do grupo "Ambiente e Sociedade" venho solicitar a divulgação do endereço do blog de grupo. O endereço é o seguinte http://ambientesociedadeesccb.blogspot.com/ .
Estamos a desenvolver uma acção de florestação de uma área no concelho de Vila Nova de Famalicão e a divulgação constitui um passo fundamental.

"Ambiente e Sociedade"