domingo, março 24, 2013

Limpar Portugal 2013. RESPONSABILIZAR Portugal. Fecho do um Ciclo!

Após o Limpar Portugal 2010, PLP'11, PLP'12 e este PLP'13, fecha-se um ciclo e constata-se que muito se fez, mas muito mais há para fazer.

Problemas existem  problemas foram encontrados, problemas foram solucionadas, mas muito outros permanecem...e pior é que outros ainda irão surgir...



Com este ciclo, que termina em 2013, o Limpar Portugal consegue fazer um juízo e não se limita a indicar o problema...apresenta sugestões que contribuem para a solução deste problema.

Consta-se que a evolução de muitas das deposições ilegais de resíduos identificadas em 2010, até 2013 foram desaparecendo por ação da intervenção dos nossos voluntários, não havendo reposição de "lixo".
Ainda assim aquelas que se encontram em locais críticos, conhecidos por todos os habitantes de cada localidade, continuam a existir e teimam em aumentar de volume.

Para corrigir estas situações surgem,


Sugestões/Soluções:

- Prevenção
- Correção na Fonte
- Precaução
- Poluidor Pagador
- Integração
- Participação
- Cooperação
- Recolha Seletiva Porta-a-Porta
- Reduzir
- Reutilizar
- Recuperar
- Reciclar
- Formar
- Sensibilizar
- Educar
- Simplificar Burocracias
- Disponibilizar mais meios e ferramentas
- Planear
- Corrigir, Actualizar e Adaptar Leis, Normas, Procedimentos
- Não Globalizar, tratar individualmente, personalizar, caso-a-caso
- Conhecer a Realidade/Fatos, Referenciar, Mapear, Caraterizar, Classificar, Denunciar, Responsabilizar
- Denunciar, vigiar e vedar terrenos,
- Atribuir novas funções e serviços a áreas de deposições ilegais de resíduos,
- Criar interesse pelo solo (criar roteiros rurais/percursos turísticos que passem por zonas criticas e "privilegiadas" para deposições ilegais de resíduos).




Georreferenciação de deposições ilegais de resíduos em
3rdBlock.net

sexta-feira, março 22, 2013

Limpar Portugal 2013 - RESPONSABILIZAR Portugal


É já dia 24..


Sim...até próximo Domingo :D



Até lá a AMO Portugal, com a participação dos seus voluntários, desde 2010 até 2013, pretende culminar um ciclo de Georreferenciação de "lixeiras" (deposições ilegais de resíduos).
Só assim poderemos chegar até aos "responsáveis" com fatos concretos, e "exigir" medidas preventivas, corretivas, de previsão, novas formas de gestão de resíduos, entre outras, como repor a qualidade ambiental dos locais sujos e contaminados.

Usa e abusa da plataforma 3rdblock.net para georeferenciar todas as deposições ilegais de resíduos...constata-se que por todo o País (Continente e Ilhas) voluntários vão-se organizando e têm vindo a desenvolver ações neste sentido...sem qualquer interesse, em que somente as preocupações ambientais os mobiliza :D




Indicações que poderão ajudar…

"O que é que está, de facto, previsto, para este ano com o PLP'13?"
- Referenciar novas "lixeiras" no 3rdBlock
- Confirmar estado das "lixeiras" registadas até então (2010/20
11/2012). Para isso quem as registou, deve editar a lixeira e alterar o seu estado (resolvidas; ou com mais lixo - se assim for anexar nova foto).
(depois de 24 de Março de 2013, cada coordenador deve enviar um “relatório”, tirado do 3rdBlock, e deve enviar para as juntas de freguesia, Município, GNR e CCDR das respetivas áreas de intervenção).

Estas ações devem ser efetuadas até 24 de Março de 2013, que será o fecho do ciclo do Limpar Portugal. (o que não invalida que após esta data possam e devam continuar a usar o 3rdBlock para "denunciar" e registar novas situações (quer de deposições ilegais de resíduos quer outras situações que causem impactes ambientais (ex. descargas ilegais de efluentes líquidos e/ou gasosos, abate ilegal de árvores, etc.).

- Até dia 24 de Março de 2013, para o "Limpar Portugal -RESPONSABILIZAR", para além deste registo de "lixeiras" os Coordenadores Concelhios devem promover "ações", NÃO de limpeza, mas sim ações como debates/colóquios/exposições fotográficas sessões de esclarecimentos/palestras/passeios/criação de documentários, etc. , onde possam estar presentes os nossos voluntários, outras associações, entidades responsáveis (Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, GNR, SEPNA, SMAS, Policia Municipal, CCRD, ICNF, etc.), escolas, Escuteiros, empresas "problemáticas/criticas" - potenciais poluidoras, etc. ... isto tudo no sentido de sensibilizar, educar, formar... para se conseguir Prever, Prevenir, Corrigir e tomar "novas" Medidas que levem a um Melhor e Correto Comportamento e Gestão dos Resíduos (ex. de boa gestão de recolha de resíduos, são os sistemas de recolha diferenciada/seletiva Porta-a-Porta).



"tentar entrar no 3rdBlock, mas não consigo!"
entar no sit:
http://www.3rdblock.net/
- clicar em "login"
- "login com conta de facebook" (se não surgir um quadro do facebook para inserir o email e pass, deverá surgir um outro quadro para colocar o email. Deve fazê-lo e clicar no botão "registar", mas em baixo terá que voltar a inserir o email e preencher os restantes dados e voltar a clicar no novo botão "registar".
Depois será enviada uma msg para o seu email com um link para clicar como confirmação (este email poderá ir parar à caixa de Spam/lixo).
Depois disto já poderá entrar clicando sempre no botão "login com conta de facebook".
Todo o funcionamento do site é idêntico ao que acontecia em anos anteriores.
(pode depois clicar em "Grupo", "minha conta" e aceder a todas as informações.)
Qualquer questão ou duvida poderá ser colocada na "minha conta" "Enviar Mensagem".

quinta-feira, março 21, 2013

Limpar Portugal 2013 - RESPONSABILIZAR Portugal


Em 2010 limpamos Portugal num só dia, o DIA L aconteceu a 20 de março: queríamos receber a primavera com um país muito mais limpo. Mobilizaram-se 100.000 Voluntários, Instituições, Empresas, Grupos – recolhemos mais de 50.000 toneladas de resíduos que se tinham acumulado nos bosques, nos rios, nas praias … nos espaços públicos. 

Em 2011 muitos Voluntários continuaram a limpar Portugal e em 2012 a mobilização, que pretendia ser mais pedagógica e abrangente, reuniu mais de 8.400 Voluntários que retiraram um pouco por todo o País cerca de 2.000 toneladas de resíduos colocados ilegalmente nos espaços públicos. 

Em 2013 não queremos «limpar»: queremos RESPONSABILIZAR! 


Os resíduos (o LIXO) não vão por modo próprio para os espaços públicos: 
- A embalagem de iogurte vazia que entulha a berma da estrada; 
- Os resíduos de uma demolição depositados no pinhal; 
- A carrada de restos de poda que estava na serventia isolada; 
- O frigorífico avariado que foi atirado para a linha de água; 
- O sofá fora de moda que foi posto ao lado do contentor… 
- O saco do lixo esquecido no local do piquenique! 
Têm um rosto humano camuflado no isolamento, na distância, na calada da noite. 

Vamos georreferenciar/mapear todas as deposições ilegais de resíduos para apresentar a Portugal num grande debate público nacional. Será uma autêntica caça à deposição ilegal de resíduos! 

O encerramento de um ciclo pedagógico que pretendemos que culmine com a responsabilização dos praticantes destes ilícitos, dos proprietários dos terrenos, das autarquias, das entidades públicas. 

O debate que pretendemos iniciar encontra eco na intervenção do criador da iniciativa e um dos principais promotores da ação, o estónio Rainer Nolvak: “Esta ação não se destina apenas aos amantes da Natureza, destina-se a todo o Mundo que desperta para a realidade de que o desperdício é o recurso mais mal utilizado por toda a parte" 


DEPÓSITOS ILEGAIS DE LIXO? NUNCA MAIS! 

2010 = LIMPAR 
(No dia 20 de março 100.000 Voluntários retiraram mais de 50.000 ton de lixo das florestas) 

2013 = MAPEAR - DEBATER - RESPONSABILIZAR 
(assinalar, mapear, denunciar, debater) 
Limpar Portugal 2013 - RESPONSABILIZAR Portugal 

Não vamos limpar, vamos responsabilizar! E tu, vais ficar em casa?

O "Mãos à Obra! Limpar Portugal 2013" conta com a acção de voluntários na organização e na coordenação e espera-se a adesão massiva, a 24 de Março de 2013. 

Este evento pretende, essencialmente, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável. 



As coordenações concelhias das várias edições do Projecto Limpar Portugal que pretendam abraçar a iniciativa em 2013, e que ainda não o tenham feito, devem fazer o seu registo nas Estruturas Locais. 

Cada coordenação concelhia tem na sua página a possibilidade de publicar notícias locais, anúncios ou convocatórias, uma simples descrição ou artigo de opinião; pode ainda disponibilizar formulário para inscrição de voluntários e listar os seus Apoios e Parcerias Locais. 

Qualquer dúvida poderá ser esclarecida, utilizando o Fórum de Coordenação ou contactando a respectiva Coordenação Distrital, através do endereço de correio electrónico respectivo disponível na página de Contactos.