segunda-feira, dezembro 01, 2014

Florestar Portugal 2014 - Agradecimentos - Dados/Resultados





"A iniciativa de comemoração do Dia da Floresta Autóctone (23 de Novembro de 2014) foi realizada no dia 22 de Novembro, em diversos locais no Concelho de Santo Tirso e que contou com mais de 300 participantes, que plantaram espécies autóctones, designadamente 10 Quercus suber (sobreiro) e 31 Quercus robur e também 2 Laurus nobilis l. (loureiro), e que colocaram em pacotes de leite e garrafas de plástico mais de 5000 sementes a germinar. (Os alunos das escolas que integraram esta iniciativa, mas que a desenvolveram nos dias anteriores, foram mais de 1000!)


É de notar que, de modo a minimizar a pegada ecológica desta iniciativa foram partilhadas viaturas para que todos os voluntários se deslocassem aos diferentes locais de florestação.

Os Viveiros criados por cada Junta de Freguesia envolvida têm como objectivo a florestação futura de áreas ardidas, de parques de merendas, de áreas com solos empobrecidos, de fixar solos em taludes sujeitos a deslizamentos, de criar sombras em percursos pedestres e limites de leitos de rios e ribeiros, de criar Bosques de Carvalhal e zonas verdes e de sombra em canteiros das Juntas de Freguesia, entre outros.

Um enorme agradecimento a todos aqueles que trabalharam de forma dedicada e incansável, apesar da chuva, e que permitiram que neste dia todo o concelho pusesse Mãos à Obra com um único objectivo: Florestar Portugal 2014.

P’la Coordenação Concelhia."