segunda-feira, janeiro 28, 2013

Aquecimento Global?


"Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma."

O Aquecimento Global é reflexo das atividades antropogénicas, ou o homem é que quer fomentar esse reflexo?
Ou não serão apenas reflexos das causas e consequências dos Ciclos Naturais da Natureza!?

o EQUILÍBRIO é o cerne de tudo...
(clique no titulo seguinte)

Sem exprimir opiniões, fica ao critério e interpretação de cada um, a possibilidade de fundamentar e cimentar a sua visão sobre este tema tão problemático…

Uma versão…
(versão de Al Gore, defendida e discutida por muitos defensores da mesma teoria – De notar que Al Gore nunca sita as fontes dos dados que apresenta, nem de que estudos provêm) (clique no titulo seguinte)
Outra versão…
(De realçar o “pormenor” de grau de habilitações dos intervenientes, e respetivas áreas de formação/investigação)
(existe já outros vídeos a contrapor este que vai contra a teoria de Al Gore) (clique no titulo seguinte)

Independentemente de Teorias, importante é a postura do homem na Terra, pois esta não pertence ao Homem, o Homem é que pertence à Terra!


Este tema está amplamente estudado em livros e em documentários. Os filmes aqui expostos decorreram de uma escolha cuidada e deliberada, mas ainda assim podem encontrar muitos outros de fontes fidedignas e credíveis na internet.
Livros como Seis Graus” de Mark Lynas e Estado de Pânico” de Michael Crichton estão relacionados com estes temas e abordam respetivamente cada uma deles, uma destas perspetivas aqui apresentadas em vídeo, mesmo não estando relacionados diretamente com os filmes aqui apresentados.

sexta-feira, janeiro 18, 2013

Imagens/Fotos da NATUREZA do Concelho de Santo Tirso ::: Vox photography

::: Natureza em Santo Tirso :::

Valinhas, rio Leça-Queda de água da Fervença; Rio Ave...
Representação de fauna e flora do nosso concelho com Fotos de "Márcio Rocha-Vox photography" (Clicar no nome sublinhado para ver mais fotos)









segunda-feira, janeiro 14, 2013

Florestar Portugal num só dia, com Flora Autóctone ::: AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal


No passado dia 24 de Novembro de 2012, a AMO Portugal lançou o desafio a toda a população portuguesa, associações e instituições para que num só dia florestassem Portugal nas suas áreas ardias, zonas que carecessem de árvores, locais afetados por uma forte meteorização dos solos e locais onde houvesse erosão dos solos e fosse premente efetuar a consolidação dos mesmos com a ajuda das raízes das árvores.

Para isso, foi indicado e aconselhado que recorressem aos gabinetes técnico-florestais e de ordenamento do território dos municípios, onde poderiam recolher a informação dos locais mais indicados do seu concelho para efetuar a melhor florestação. 
 

No Concelho de Santo Tirso, devido às más condições meteorológicas, a ação prevista de florestação no Monte Padrão foi adiada para o dia 12 de Janeiro de 2013.

Dessa forma, no passado sábado - 12, com o apoio dos Embaixadores da Floresta – Futuro ::: o projeto das 100.000 árvores na área Metropolitana do Porto (CrePorto), que nos cederam as árvores provenientes da Floresta Comum (parceria do ICNF com a ANMP e a Quercus), com o apoio dos Serviços Municipalizados de Santo Tirso que nos cederam o terreno e indicaram os melhores locais a plantar, com o apoio da ASVA - Sapadores Florestais que com a sua experiência de terreno nos deram um grande apoio e efetivaram previamente a preparação do terreno, os Voluntários da AMO Portugal (50) conseguiram plantar 700 árvores autóctones (sobreiros, medronheiros, carvalhos-alvarinhos, pereiras-bravas, castanheiros) em cerca de 2h. (10h00 às 12h00).


Fica aqui um agradecimento especial para todos os voluntários que participaram em nome individual, para o Grupo de Escuteiros do Agrupamento de Burgães, para o Grupo Eco-escolas da EB23 S. Rosendo, para o Grupo de Voluntários da AMO Portugal do Concelho do Porto e para os Voluntários Embaixadores da Floresta por terem mostrado toda a disponibilidade no dia 24 e voltado a estar presentes neste dia 12.

Dados da ação:
Estivemos presentes 50 elementos,
e plantamos, entre as diversas espécies autóctones, 700 árvores


Colocando Mãos à Obra, todos abraçados no mesmo sentido, conseguimos uma vez mais mostrar o que realmente nos move!
Cuidamos do Ambiente,
contribuímos para uma melhor qualidade do ar,
do enriquecimento paisagístico,
enriquecimento dos solos,
criamos uma zona de sombra futura e
contribuímos para o equilíbrio de humidade do nosso concelho.
Promovemos educação Ambiental, envolvendo desde a criança dos 6 anos ao adulto de 80 anos,
ensinando como se deve plantar corretamente uma árvore e
quais os cuidados a ter,
mostramos o quão importante é o acompanhamento futuro e constante (monitorização) que deve ser prestado a estas áreas de forma que possam evoluir de forma sustentável.


Ficam aqui alguns links relacionados com esta ação, bem como algumas fotos.
Mais Fotos: aqui










































 



















segunda-feira, janeiro 07, 2013

Florestar Portugal num só dia 24Nov2012 ::: No Concelho de Santo Tirso será a 12JAN2013

Olá voluntário da AMO Portugal :)

Ainda estás recordado da ação do Florestar Portugal num só dia!?

Essa ação no concelho de Santo Tirso, foi adiada para o dia 12 de janeiro (próximo sábado), pois em Novembro de 2012 as condições climatéricas não nos permitiram concretizar a atividade.
Desta vez, quer faça chuva quer faça sol, vamos por Mãos à Obra dando o nosso contributo para a Florestação do nosso pais, plantando árvores autóctones e nativas do Monte Padrão.


 Vamos plantar 700 árvores, por isso precisamos da tua presença e ajuda.


No dia o que precisamos que ajudes a fazer é o seguinte (seguir os passos da imagem):

- Abrir um buraco/cova com profundidade suficiente para que o torrão fique totalmente dentro do solo.

- Alargar a buraco/cova e remover e peneirar o solo com a mão para que a terra fique soltinha.
- Retirar a planta do tabuleiro (com cuidado para não partir / colocar um dedo no fundo do tabuleiro e empurrar a terra para ajudar o torrão a sair).
- Abrir as raízes da planta com cuidado.
- Colocar a planta na cova/buraco, de modo que o colo da planta fique alinhado com o solo (ou um pouco mais baixo; nunca acima do solo). CUIDADO: a planta não deve ficar suspensa na cova/buraco. Caso a cova/buraco seja mais profunda que a altura do torrão colocar terra no fundo de modo que as raízes assentem na terra).
- Tapar e compactar um pouco a terra com a mão (com força) ou com um pé.
- Abrir uma caldeira em torno da árvore plantada (pequena depressão no solo que funciona como bacia de retenção de água).


Para que cada voluntário consiga desempenhar estas funções com facilidade, deve levar sacholas/sachinhos de mão/colher de jardinagem. Se não possuir este tipo de ferramenta/equipamento, no local podemos sempre pedir emprestado ao colega que está ao nosso lado (existirão algumas ferramentas no local, mas não suficientes para todos!).
Se tiverem luvas de jardinagem ou equivalentes aconselhamos vivamente, bem como roupa adequada e um reforço alimentar (água/peça de fruta/ao critério de cada um!).



Encontro no Monte Padrão às 09h30
12JAN2013 – Junto do centro interpretativo das 09h30 às 13h00
( 41º18’47.91”N  8º26’41.04”O )


No local serão criados pequenos grupos de cerca de 10-20 pessoas. Cada um destes grupos será acompanhado por uma pessoa responsável disponível para esclarecer qualquer dúvida ou dificuldade que eventualmente possa surgir.
Os Sapadores Florestais estarão no local e podem também orientar-nos e ajudar-nos nos trabalhos. Serão uma ajuda essencial dada a sua experiência.


Nota:

- No local serão criados pequenos grupos de cerca de 10-20 pessoas.
- Cada um destes grupos será acompanhado por uma pessoa responsável disponível para esclarecer qualquer dúvida ou dificuldade que eventualmente possa surgir.
- Os Sapadores Florestais estarão no local e podem também orientar-nos e ajudar-nos nos trabalhos. Serão uma ajuda essencial dada a sua experiência.



Obrigado pela tua colaboração empenho e dedicação.


Não poderíamos deixar de referir que esta ação será realizada em parceria com o projeto “FUTURO – o projeto das 100.000 árvores” na área metropolitana do Porto coordenada pela CrePorto ::: Embaixadores da Floresta, com o apoio dos Serviços Ambientais ::: SMAS-Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Câmara Municipal de Santo Tirso e dos Sapadores Florestais do Concelho de Santo Tirso.
Um muito obrigado a todos eles por nos cederem as árvores, algumas ferramentas, a sua experiência de florestação, por cederem os terrenos, o local para guardar as plantas, e por tornarem esta ação sustentável, pois ajudarão no acompanhamento/manutenção futuro desta área, tomando desta forma uma postura de compromisso futuro.


Confirma a tua presença, para ajudares na logística desta ação ;)
Até sábado.