Aqui ficam umas palavras em forma de “rescaldo” das acções desenrolas no Concelho de Santo Tirso pelo grupo de Voluntários da AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal.
Desde já uma primeira palavra de agradecimento para todos os Voluntários, por terem participado na vigilância de Incêndios florestais no Concelho de Santo Tirso. As condições climatéricas foram bastante exigentes, onde o Sol e o Calor intenso dificultavam muitas vezes o percorrer dos trilhos previamente estabelecidos.
Contribuirmos e ajudamos para que em Santo Tirso houvesse um dia com ZerØ Incêndios…infelizmente não conseguimos atingir na sua plenitude esse objectivo. Fomos "Vencidos" por um incêndio em Guimarei e pequenos focos de incêndio na zona periférica, mas ainda assim conseguimos ajudar com uma activação rápida dos meios correctos para o local correcto.
Certamente ajudamos para que os combates fossem mais peremptório e mais eficaz.
É triste que nos dias de hoje, no século em que vivemos, ainda se encontrem pessoas a atear fogo propositadamente às nossas florestas…é incompreensível.
Imperdoável, pessoas colocarem em causa a segurança da conservação do nosso ecossistema e da nossa floresta, que é de todos nós, em virtude dos seus interesses pessoais e ilegítimos.
Provocam com estes seus actos irresponsáveis impactes ambientais, ecológicos, económicos e sociais muitas das vezes de forma irrecuperável.
Não pode haver perdão para pessoas com este tipo de insanidade.
Os nossos parabéns para todos os Bombeiros, Guardas Florestais, Sapadores e todos aqueles que se envolvem nesta luta.
O Concelho de Santo Tirso está de parabéns, pois está muito bem organizado no que respeita ao combate, vigilância e prevenção dos incêndios florestais.
Parabéns e Obrigado a Todos os que nos apoiaram e nos permitiram ajudar a proteger a nossa floresta neste dia particular 25 de Junho de 2011, um dia com ZerØ Incêndios em Portugal.
Entre outros focos de incêndios, avistados pelos voluntários da AMO Portugal, apresenta-se de seguida uma imagem com dois Incêndios registados e comunicados pelos nossos grupos (avistados e comunicados incêndios não só no Concelho de Santo Tirso, conseguimos visualizar no Concelho da Trofa, Maia, Valongo, entre outros).
De referir que o Incêndio de Guimarei (Entre a Arco Fios e o Campo de Futebol) teve inicio na noite anterior (24-06-2011) cerca das 24h (hora de ignição do Incêndio é indicador claro de fogo posto). No dia de ZerØ Incêndios em Portugal, este foco de incêndio, já em fase de rescaldo, exigia a nossa especial atenção pois os limites do seu perímetro provocavam alguns reacendimentos com alguma frequência.
Foi também visualizado e comunicado um foco de incêndio na zona da Rua do Outeiro em Refojos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário