quarta-feira, junho 02, 2010

"Santo Tirso | município voltou a ser distinguido na área ambiental"

Citando publicação de:
“publicado por "i-ave" em Junho 2, 2010”

Bandeira Verde para o município

O Município de Santo Tirso ganhou, pelo terceiro ano consecutivo, a bandeira verde (equivalente à bandeira azul das praias), galardão que, como é do conhecimento geral, é atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa como reconhecimento dos compromissos assumidos pelos municípios em prol das boas práticas de sustentabilidade e qualidade ambiental a nível local.

A entrega do galardão aconteceu no passado dia 27 de Maio, numa cerimónia que decorreu no Auditório do Centro de Ciência e Tecnologia da Maia, e que contou com a presença do Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer.

Refira-se que o Concelho de Santo Tirso foi premiado por ter atingido um índice superior a 60%, enquadrando-se no grupo de municípios melhor pontuados, atingindo o escalão máximo possível e a melhor pontuação de sempre, superando, inclusivamente, os objectivos definidos pela ABAE para o ano de 2009.

Importa lembrar que a avaliação foi feita por um júri especializado e recaiu sobre um conjunto de 23 indicadores, nomeadamente a qualidade da água para consumo humano, a valorização de resíduos, a promoção de educação ambiental e a aplicação do programa eco-escolas, a conservação da natureza, o ruído, o funcionamento das instituições, a conservação do património, a qualidade do ar, o turismo, a taxa de abandono escolar e as acessibilidades para deficientes, etc.

Durante a cerimónia de entrega das bandeiras verdes, e a convite da ABAE, a Arqta. Carla Moreira, em representação do município, expôs publicamente algumas das boas práticas que têm sido promovidas no Concelho de Santo Tirso.
A Bandeira Verde será hasteada, simbolicamente, nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente.”

Nenhum comentário: