terça-feira, abril 05, 2011

Lança-se o novo desafio aos voluntários do Limpar Portugal - Incêndios Florestais

Caros Tirsenses

Prevenção de Incêndios Florestais

Mais importante que o combate aos fogos será evitar que estes deflagrem, e para isso fortes políticas de educação/sensibilização ambiental, formação, prevenção e vigilância são da maior relevância.


Envolver a sociedade civil voluntária nos planos nacionais de emergência da protecção civil de defesa da floresta contra incêndios, será um importante passo e contributo para que o número de fogos florestais venha a diminuir de ano para ano. Desta forma todos nós contribuímos para a preservação da natureza e ambiente.


Podemos assim cuidar o nosso ecossistema, a sua fauna e flora.


Para promover um envolvimento massivo da sociedade civil, a AMO Portugal será como parceiro, a associação indicada para mobilizar e sensibilizar a população nesse sentido.

O apoio de instituições como as Câmaras Municipais, as Juntas de Freguesia, o IPJ, o CNE e grupos de TT será indispensável.


Na óptica da AMO Portugal, a participação de voluntários em acções deste género deve ter como principal objectivo a sua sensibilização e educação, sendo esta iniciada com formações técnicas (reuniões/acções de formação que contribuam para a sua educação e sensibilização ambiental) e culminada com uma ou várias actividades práticas de acção efectiva.


Desta forma o voluntário sente-se útil e com capacidade de transmitir o seu contributo. Desta forma poderemos contribuir para a formação de Portugueses activos, dinâmicos, interessados, atentos, vigilantes, mais preocupados, mais sensibilizados e com mais formação específica nestas áreas relativas ao Ambiente e sua preservação.”



Lança-se o novo desafio aos voluntários do Limpar Portugal, bem como a associações, agrupamentos de escuteiros, grupos de jovens, seria importante ver todos os Tirsenses envolvidos nesta causa. Vamos fazer com que este ano não haja incêndios no nosso Concelho. Tudo depende de nós e do nosso empenho.


Nos seguintes endereços email, poderá ver toda a divulgação e forma de como se podem inscrever e participar.


Newsletter:


http://www.amoportugal.org/pt/newsletter


Mensagens:


http://www.amoportugal.org/pt/proteccaoflorestal/prevencaoincendios


http://www.amoportugal.org/pt/proteccaoflorestal/incendiosflorestais2010


http://www.amoportugal.org/pt/proteccaoflorestal/riscoincendio


Plano de Acção:



http://www.amoportugal.org/pt/proteccaoflorestal/planoaccao


Muito obrigado por todo o apoio e disponibilidade.


Qualquer duvida poderá ser colocada recorrendo aos seguintes endereços email:


ambiente@amoportugal.org


t_omm@hotmail.com


Nenhum comentário: