segunda-feira, maio 21, 2012

Rescaldo ::: "19 de maio | Castro de Monte Padrão, Santo Tirso | Ação de manutenção de bosque | 9h30 - 12h30‏"




"No passado sábado voltamos ao Monte Padrão, onde na época de plantações (outubro 2011-fevereiro 2012) plantamos 3.327 novas árvores nativas. Apesar da chuva ameaçar acabamos por ter uma manhã com sol, o que foi um bonito presente para @s voluntári@s resistentes :)

Os 16 voluntários e a equipa do cre.porto, da Câmara Municipal de Santo Tirso, da Associação Florestal do Vale do Ave / Sapadores Florestais limparam as caldeiras em torno das árvores plantadas e fizeram uma contagem das árvores sobreviventes.


O balanço é muito positivo: das cerca de 700 árvores que "cuidamos" nesta manhã, apenas 31 estavam mortas (e a maioria das baixas resultou de vandalismo - as árvores tinham sido arrancadas e deixadas no terreno).

Conclusão: na área supervisionada, a taxa de sobrevivência das árvores é superior a 95%, um resultado muito positivo dadas as condições climatéricas recentes, com semanas sucessivas sem chuva.

Esta atividade do FUTURO - projeto das 100.000 árvores integrou o programa do "Fascination of Plants Day". As plantas são fascinantes e os nossos voluntários são fantásticos :)

Obrigada!"

Fotos: 1 e 2.













Nenhum comentário: