terça-feira, outubro 30, 2012

Florestar Portugal num só dia 24 NOV 2012 ::: Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone a AMO Portugal junta-se ao Futuro - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto




Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone a AMO Portugal junta-se ao Futuro - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Juntos, vamos plantar centenas de árvores no Monte Padrão – Monte Córdova-Santo Tirso.


Vamos juntar esforços”, será a postura mais indicada, para que vários voluntários possam concretizar um grande objetivo, que passa pelo mesmo fim… florestar Santo Tirso, florestar a área metropolitana do Porto, Florestar Portugal.

Antes de passar a descrever como será a ação do próximo dia 24 de Novembro de 2012, deixem-me apresentar-vos o projeto que tem vindo a ser desenvolvido no nosso Concelho e também na restante Área Metropolitana do Porto pela CrePorto. Podem, para conhecer e se envolverem neste projeto, clicar na frase seguinte:


Permitam-me apresentar novamente o desafio lançado pela AMO Portugal – Associação Mãos à Obra, herdeira do PLP – Projeto Limpar Portugal.

Para o mês de Novembro de 2012 foi lançado um desafio a todo o país (Continente e Ilhas) de num só dia Florestar Portugal com Flora Autóctone, recuperando assim áreas ardidas ou que de alguma forma careçam de vegetação.
Para isso pretendemos juntar o maior número de voluntários para ajudarem a plantar estas árvores que gentilmente nos são cedidas por apoio e/ou parcerias.

No caso do Concelho de Santo Tirso, a coordenação local procurou juntar esforços com o Futuro - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, podendo dessa forma apoiar-se na experiência que os seus voluntários já possuem, podendo assim nós garantir uma melhor e correta plantação das árvores, bem como podermos usufruir de toda a sua boa estrutura e poder organizativo.

 “24 de novembro | Plantação | Castro do Monte Padrão | Santo Tirso | 09h30-13h00 (Câmara Municipal: 41º20’28.94’’N  8º28’21.53’’O  ou, Castro do Monte Padrão: 41º18’39.01’’N  8º27’00.65’’O )

Nesta área foram plantados no ano passado 3.327 castanheiros, carvalhos, pilriteiros, aveleiras e outras espécies nativas. Com a intervenção do Futuro - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, e com o apoio e acompanhamento da Câmara Municipal de Santo Tirso e da ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave.”



Para esta ação, em que a AMO Portugal também se envolve com os seus voluntários, teremos cerca de 500 árvores para plantar e o precioso apoio de quem está no terreno todos os dias, o Grupo de Sapadores que nos ajudarão, que para além da sua presença e intervenção no próprio dia 24 irão efetuar uma preparação prévia do terreno.


Para individualmente podermos participar e concretizar esta ação, cada voluntários deve-se fazer munir apenas de:
- Boa disposição e estado de espírito
- 1 Sachola/ Enxada
- 1 Pá de mão/”colher de trolha”
- Roupa e calçado apropriado (adequado a andar em terra balofa e com ervas molhadas)
- Reforço alimentar (Água, outros à descrição de cada um)
- Se tiverem algumas plantas autóctones/nativa (originária da região) poderão trazer (anunciar antes do dia 24 o tipo e número de árvores que levará)


Para além dos voluntários do Concelho de Santo Tirso, poderão inscrever-se todos aqueles que estejam presentes em concelho vizinhos e que não tenham a possibilidade de ver concretizada a ação no seu concelho.
Esperamos pela tua inscrição aqui:


Nenhum comentário: