segunda-feira, novembro 19, 2012

AMO Portugal - Florestar Portugal num só dia a 24 NOV 2012


Olá Voluntário do Concelho de Santo Tirso :)

No passado dia 16 Novembro 2012 realizou-se, com combinado, uma reunião com o grupo de voluntários do Concelho de Santo Tirso da AMO Portugal no âmbito do projeto de Florestar Portugal num só dia, a 24 NOV 2012, com Flora autóctone/nativa, de forma a assinalar o dia da floresta autóctone.


De uma forma informal, muito acessível e com um ambiente quase familiar, os presentes foram-se apresentando. Consecutivamente fomos seguindo o alinhamento da ordem de trabalhos.



- Iniciamos a reunião com uma breve apresentação do projeto de Proteção Florestal onde se enquadra esta ação do Florestar Portugal num só dia.


- Da mesma forma foram referidos quais os apoios e parcerias que temos para conseguir desenvolver esta ação, e aí foram abordados o Futuro – o projeto das 100.000 árvores na área metropolitana do Porto.
Foi referida a origem/proveniência, das árvores que iremos plantar, com referência ao ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, à ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, e à Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. Bem como referência à CrePorto – Centro Regional de Excelência Educação para o Desenvolvimento Sustentável área Metropolitana do Porto, aos serviços municipalizados da Câmara Municipal de Santo Tirso e ao seu grupo de Sapadores Florestais.


- Estiveram presentes, entre voluntários individuais, representantes dos seguintes grupos:
CNE S. Bartolomeu
CNE Burgães
Grupo Eco-Escola da D. Afonso Henriques de Vila das Aves
Grupo Eco-Escola da EB 2,3 S. Rosendo – Ciclo de Santo Tirso
Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova - ASHMC
Para além dos voluntários das associações referidas, teremos ainda a participar no dia 24, os voluntários do projeto Futuro – O projeto das 100.000 árvores na área metropolitana do Porto, mais os voluntários do grupo do concelho do Porto da AMO Portugal, mais associados do Grupo Natureza e Ruralidade Campo Aberto - associação de defesa do ambiente, mais todos aqueles voluntários que se vão inscrevendo de forma individual, e aqueles que estarão presentes mas que não efetuaram a sua inscrição.


- Sermos num total entre 200 a 300 pessoas, sendo que cerca de 200 efetuaram já a sua inscrição, para plantar em 600 árvores nativas/autóctones em cerca de 2h.


Programa para dia 24 de Novembro de 2012 
Florestar Portugal

09h00 – Concentração junto à Câmara Municipal de Santo Tirso.
(coordenadas GPS: Câmara Municipal: 41º20’28.94’’N  8º28’21.53’’O  ou, Castro do Monte Padrão: 41º18’39.01’’N  8º27’00.65’’O)

09h20 – Arrancar em viaturas próprias/particulares em direção à Capela do Monte Padrão (estacionar junto do “novo” Centro Interpretativo, e/ou junto do cemitério de Monte Córdova, e/ou junta da igreja de Monte Córdova, e/ou próximo da Junta de Freguesia) – combinar boleias para arrancarem o menor número de carros possíveis podendo os restantes ficar estacionados nos parques da Câmara Municipal de Santo Tirso. (Coordenadas GPS do local de plantação: Castro do Monte Padrão- 41º18’39.01’’N  8º27’00.65’’O)

09h45 – “briefing” / indicações de como se deve proceder corretamente para levar a cabo a plantação, exibição das árvores e do local de florestação.

10h00 – Inicio da ação com distribuição de árvores pelos voluntários.

11h00 – Pausa para quem quiser ir ao reforço alimentar/lanche (reforço alimentar ao encardo de cada um).

12h00 – Conclusão da plantação.

12h10 – Arrumar ferramentas e equipamentos e árvores sobrantes.

12h30 – Deslocação em direção ao espaço verde - Carvalhal da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova.

13h00 – Piquenique ao encargo de cada um, no Carvalhal gentilmente cedido pela Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova – ASHMC
(Coordenadas GPS do local para piquenique: espaço verde- 41º19’06.60’’N  8º26’14.84’’O)
A boa disposição e a vontade de cada um é que irá definir, a partir daqui, a hora de conclusão da ação!


 Cada voluntário deverá fazer-se acompanhar de:

Boa disposição e estado de espírito.
1 Sachola/ Enxada (existem algumas no local, mas não serão suficientes para todos os voluntários).
1 Pá de mão/”colher de trolha”/colher de jardinagem.
Roupa e calçado apropriado (adequado a andar em terra balofa e com ervas molhadas).
Reforço alimentar para o meio da manhã (Água, outros à descrição de cada um).
Almoço frio à descrição de cada um para realização de piquenique no final da ação.


Mantém-te atenção aos espaços da coordenação do Concelho de Santo Tirso que se encontram aqui (facebook e Blogue):

Obrigado por mostrares vontade em querer participar e até Sábado (24NOV2012). Esperemos que o São Pedro seja nosso amigo e não mande vir chuva!

A coordenação da AMO Portugal do  grupo do Concelho de Santo Tirso

Nenhum comentário: