sábado, janeiro 09, 2010

Relatório da 4ª reunião concelhia do dia 8 de Janeiro de 2010.

Relatório da 4ª reunião concelhia do dia 8 de Janeiro de 2010.

Compareceram 24 voluntários de diferentes Freguesias do Concelho, estiveram representadas as Freguesias de Santo Tirso, S. Cristina do Couto, São Tomé de Negrelos, Vila das Aves, Rebordões, Guimarei, Monte Córdova, S. Miguel e Sequeirô.

Esteve representada a Câmara Municipal de Santo Tirso pela pessoa do Sr. Augusto, que revelou o interesse e preocupação da autarquia relativamente a esta temática, referindo que no próximo dia 11 de Janeiro a Autarquia irá reunir para delinear a forma como poderá apoiar o Grupo do Concelho de Santo Tirso no Âmbito do PLP.

Esteve presente o Chefe de Agrupamento do 503 S. Bartolomeu de Fontiscos Américo Santos na representação dos Escuteiros (contribuirá com a participação de cerca 70 elementos)

Esteve representado o grupo de BTT – Bicigodos pelos elementos Mário e pelo Nuno.
Estiveram presentes os coordenadores do grupo, Tiago, Rui e André.

Dado o facto de nesta 4ª reunião terem comparecido um número significativo de elementos novos, começou-se por efectuar uma breve apresentação dos elementos bem como uma curta introdução ao projecto limpar Portugal num só dia.

Referindo-se como surgiu, quais os seus objectivos, a forma como está estruturada, como se pretende actuar antes do DiaL e no próprio DiaL.

Seguidamente foi apresentada a situação actual em que se encontra o Grupo do Concelho de Santo Tirso, sendo referido os apoios já conseguidos e as zonas de deposição ilegal já referenciadas, que passo a enumerar:
-Divulgação pelos meios de Comunicação Social locais
-Contactos efectuados com a Câmara de Santo Tirso
-Empresa de camiões para transporte de grandes volumes de resíduos (SOCILUTER)
-Empresa de recolha de sucatas (BRAGA SUCATAS)
- Empresa de sacos plásticos
-Referenciação de lixeiras (Grupo BTT – Bicigodos)
- Referenciação de lixeiras (Grupo TT – VONTERROR)
-Impressão e distribuição de cartazes de divulgação (Godinho Funerária)
- 1 Tractor com atrelado
- 3 Carrinhas de caixa aberta

Seguidamente foram delineados os novos apoios importantes a angariar, tais como:
-Apoio da Câmara e das Juntas de Freguesia serão de maior importância para a Deposição de Resíduos, Transporte de Pessoas e Resíduos, Apoio com Meios Físicos, Apoio na Sensibilização e Educação Ambiental, Apoio na Divulgação, Apoio na Logística,
-Apoio das 3 Corporações de Bombeiros do Concelho de Santo Tirso para referenciação de lixeiras e actuação no DiaL (Bombeiros Voluntários Tirsenses, Bombeiros Voluntários de Santo Tirso e Bombeiros Voluntários da Aves),
-Apoio dos restantes Agrupamentos de Escuteiros do Concelho bem como a aderência de Grupo de Jovens e estabelecimentos de Ensino (Promover Sensibilização e Educação Ambiental),
-Apoio dos hipermercados com sacos plásticos e géneros alimentícios,
-Apoio da IPODEC com contentores de recepção de resíduos,
- Apoio de agricultores com os seus tractores e atrelados,
- Reforçar a divulgação pelo Concelho de Santo Tirso, recorrendo novamente aos Meios de Comunicação Sociais locais quer também pelas Juntas de Freguesia na proximidade dos conterrâneos,

Foram depois atribuídos cargos de coordenação alguns elementos presentes para que no DiaL para que cada zona do Concelho esteja orientada por um Chefe de Lixeira.
Ficando assim responsáveis os seguintes elementos:
Zona de Covelas – Luís Edgar.
Zona de S. Cristina do Couto – Luís Miranda; Luís Távora; José e Pedro.
S. Tomé de Negrelos – Filipe; Ivone.
Guimarei – Teresa; Victor; Augusto.
S. Miguel do Couto – Nuno.
Fontisco – Tiago.
Monte Córdova – Rui.
Rebordões – Francisco.

Estes Voluntários comprometem-se efectuar uma referenciação de lixeiras mais activa na sua zona, bem como o reconhecimento das acessibilidades. Deverão incentivar as instituições, associações e organizações e concidadãos da sua zona a participar no PLP. Nos dias antes ao dia 20 de Março deverão efectuar a validação das lixeiras. No DiaL deverão orientar os elementos voluntários disponíveis pelas lixeiras da sua zona.


Foi salientado que será importante conseguir voluntários de todas as freguesias, faltando ainda representantes para Agrela, Água Longa, Reguenga, Lamelas, Refojos, S. Tiago da Carreira, Burgães, Palmeira, Areias, Lama, Roriz, S. Martinho do Campo, S. Mamede Negrelos, S. Salvador do Campo e Vilarinho.

No final da reunião falou-se no facto de se criar um KIT para cada voluntario. Uma saquinha (biodegradável ou mesmo em pano ou papel) com géneros alimentícios, água, sacos do lixo, luvas, manuais sensibilização cedidos pela autarquia e pelo PLP)
Fui também sugerido fazer no final do invento um fecho em jeito de festa reunindo todos os elementos num espaço público para comemorar o sucesso do dia trocando experiencias e confraternizar.


Ficou agendada a próxima reunião para dia 29 de Janeiro de 2010 pelas 21:00h no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, contando com a presença de todos os Presidentes de Junta de Freguesia bem como representantes apoiantes de outras instituições como por exemplo, Bombeiros, Escuteiros, etc. Comprometendo-se os elementos em procurar efectuar esses contactos com os Escuteiros e Bombeiros, sendo que as Juntas seriam avisadas por consequência da Reunião de dia 11 na Câmara Municipal.

Nenhum comentário: