terça-feira, março 01, 2011

Plantação das 100 árvores, na Quinta Pedagógica da Escola "Torre dos Pequeninos"

Cem anos por cem árvores!
No desenrolar das celebrações do ano da comemoração dos 100 anos da República, o Concelho de Santo Tirso tem procurado contribuir para a plantação 100 árvores e deixar um testemunho por mais 100 anos. Iniciativas neste âmbito têm sido desenroladas no nosso concelho, temos contribuído para a plantação deste bosque com espécies autóctones da flora portuguesa!

Uma floresta autóctone é aquela que mais se adapta e que participou na formação de um determinado local ou território. Preserva a biodiversidade, regula o clima e pode até evitar os incêndios.
As florestas são um monumento vivo, a melhor memória e a melhor herança que podemos deixar para os próximos cem anos e para as gerações futuras.

Lançou-se a semente deste grande projecto!
A AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal desafiou e convidou os seus voluntários a cooperarem com as mais diversas iniciativas de reflorestação.

Santo Tirso possuiu grupos que se organizaram para plantar árvores no dia 21 e 28 de Novembro de 2010, e que entretanto têm vindo a desenvolver acções de recolha de sementes e proporcionando a sua germinação.

Dia 1 de Março (dia 1 de Março, dia da Protecção Civil) crianças na Quinta Pedagógica da Escola "Torre dos Pequeninos" levaram a cabo uma acção de sensibilização e de plantação de flora autóctone.
Revelam-se alguns dos momentos e experiencias vividas no dia seguindo as fotos da plantação das 100 árvores, na Quinta Pedagógica da Escola "Torre dos Pequeninos", na Freguesia da Palmeira - Santo Tirso, plantação realizada no dia 1 de Março de 2011


“Um homem terá pelo menos dado a partida para a descoberta do sentido da vida humana quando começar a plantar árvores frondosas sob as quais sabe muito bem que jamais se sentará”

(D. Elton Truebloo)

Manuais e espaços relacionados:
“Da semente se faz a árvore, Reprodução por semente de árvores e arbustos autóctones” disponível no blog “Criar Bosques”.
Uma ferramenta indispensável para saber como semear e plantar uma árvore é o “Livro Digital Da semente se faz a árvore”.

Mais noticias:

Olhar pela Natureza e Biodiversidade de Santo Tirso
Vamos Plantar os Bosques do Centenário

Um comentário:

Judite Maia-Moura disse...

Grandes Homens e Mulheres estiveram nesta fsntástica acção de Pequeninos.
Beijinhos.
Judite