Este blog foi criado para partilha de opiniões, sobre questões ambientais no concelho de Santo Tirso.
Lixeiras clandestinas, denuncias ambientais, observação de fauna e flora.
"Este sábado, dia 29 de Outubro, cerca de
50 colaboradores da Optimus participam numa acção de reflorestação na Área
Arqueológica do Monte Padrão, em Monte Córdova, em Santo Tirso. Esta acção, na
qual se plantarão 500 árvores (carvalhos, castanheiros, aveleiras e
pilriteiros) está integrada no projecto “Futuro – 100.000 árvores na ÁreaMetropolitana do Porto”. A iniciativa conta com o apoio dos Sapadores
Florestais. No âmbito do projecto “Futuro – 100.000 árvores na ÁreaMetropolitana do Porto” prevê-se reflorestar até 2015 cerca de 100 hectares de
áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100.000
árvores de espécies espontâneas da região, o que permitirá anular 20.280
toneladas de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera ao longo dos próximos 40
anos. Para além de enriquecer a biodiversidade, sequestrar carbono e melhorar a
qualidade do ar, este projecto irá contribuir para uma melhor qualidade de vida
dos habitantes da região."
Olá voluntários e parceiros do Concelho de Santo Tirso,
Este ano, a 24 de março de 2012 vai haver novamente ação do Limpar Portugal no nosso concelho.
Inscrevam-se preenchendo o formulário presente em: "Coordenação do Concelho de Santo Tirso", ou então enviando email para o coordenador, podendo também faze-lo com um comentário a este post revelando a sua vontade de apoiar.
Devemos, antes de dia 24 de março, confirmar a situação actual das deposições ilegais de resíduos (lixeiras) que ficaram por limpar no DiaL de 2010.
Em simultâneo deveremos procurar sensibilizar e mobilizar o maior número de voluntários possível de cada uma das nossas freguesias (grupos de escuteiros, escolas, associações, grupos de jovens, empresas, bombeiros, juntas de freguesia, equipas de futebol, de atletismo, de montanhismo, de ginástica, grupos de rancho, grupos de btt, grupos recreativos, entre outros).
Deveremos também procurar apoios, tais como meios de transporte para os resíduos, máquinas de recolha de resíduos, apoios de divulgação, entre outros.
Também se podem tornar coordenadores de freguesia (caso esta ainda não possua coordenação), seguindo o endereço referido anteriormente.
Estes coordenadores devem reunir com os seus responsáveis de grupos de voluntários dias antes do dia 24 de março de 2012.
O principal Objectivo desta acção passa por Sensibilizar e Educar a população para estas problemáticas ambientais, procurando concretizar com uma acção prática de um só dia.
"No próximo
Domingo a Ass. Estrelas da Serra Agrela irá organizar uma caminhada ao Vale
Pisão e um magusto. Este evento é também uma comemoração do aniversário desta
associação que tem vindo a crescer a olhos vistos ao longo destes 3 aninhos.
Devemos aproveitar os nossos restos de comida e “lixos” biodegradáveis/putrescíveis para criar um fertilizante natural.
Os nutrientes presentes nos lixos/resíduos orgânicos, quando aplicados/misturados com o solo/terra, enriquecem este solo, no sentido de o tornar mais fértil para a produção de jardins ou pequenas culturas agrícolas.
O este solo proveniente dos resíduos domésticos denomina-se por composto.
Para se formar composto pode-se recorrer a diferentes processos de Compostagem (aeróbio e anaeróbio). Nos diferentes processos os resíduos biodegradáveis passam por diversas etapas.
O processo usado na compostagem caseira assemelha-se em tudo à Valorização Orgânica Aeróbia, que é:
“Decomposição da fracção orgânica dos resíduos em ambiente aeróbio para produção de um composto para utilização como fertilizante ou corrector de solos”
As vantagens da compostagem e a utilização de composto no solo permite:
– Melhorar a estrutura (ex. solos argilosos
– Melhorar o carácter fértil (aumentar o teor de nutrientes)
– Reter a humidade no solo
– Reduz o potencial poluidor de técnicas de agricultura intensiva (ex. introdução de nutrientes em suporte químico) que os torna menos solúveis e que provavelmente são lixiviados com consequentes impactos ambientais
- Valorizamos resíduos, deixando de os encaminhar para deposição final em aterro ou para centrais de incineração (cumprindo os objectivos do PERSU II).
Para se efectuar um bom composto em nossas casas, o processo é muito simples.
Podem ver como se faz visualizando o seguinte vídeo, pois uma imagem é melhor que 1000 palavras!
"A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo a que se chama composto.
A Horta da Formiga da Lipor permite demonstrar o que é a compostagem, quais as suas vantagens e diferentes usos. Tem uma horta e um pomar biológicos com espécies cuidadosamente seleccionadas, onde é utilizado o composto produzido.
Mais informações www.hortadaformiga.com"
"No dia 15 de Outubro, na área florestal de Lamelas, Agrela e Água Longa, proporciona-se uma pequena experiência de Orientação em BTT e Pedestre (para os que não têm BTT, ou preferem andar a pé).
Os pormenores encontram-se na seguinte imagem."
Por:
André