quinta-feira, outubro 06, 2011

Como criar “adubo natural” em casa para os seus vasos e horta?

Devemos aproveitar os nossos restos de comida e “lixos” biodegradáveis/putrescíveis para criar um fertilizante natural.

Os nutrientes presentes nos lixos/resíduos orgânicos, quando aplicados/misturados com o solo/terra, enriquecem este solo, no sentido de o tornar mais fértil para a produção de jardins ou pequenas culturas agrícolas.

O este solo proveniente dos resíduos domésticos denomina-se por composto.
Para se formar composto pode-se recorrer a diferentes processos de Compostagem (aeróbio e anaeróbio). Nos diferentes processos os resíduos biodegradáveis passam por diversas etapas.

O processo usado na compostagem caseira assemelha-se em tudo à Valorização Orgânica Aeróbia, que é:
“Decomposição da fracção orgânica dos resíduos em ambiente aeróbio para produção de um composto para utilização como fertilizante ou corrector de solos”

As vantagens da compostagem e a utilização de composto no solo permite:
– Melhorar a estrutura (ex. solos argilosos
– Melhorar o carácter fértil (aumentar o teor de nutrientes)
– Reter a humidade no solo
– Reduz o potencial poluidor de técnicas de agricultura intensiva (ex. introdução de nutrientes em suporte químico) que os torna menos solúveis e que provavelmente são lixiviados com consequentes impactos ambientais
- Valorizamos resíduos, deixando de os encaminhar para deposição final em aterro ou para centrais de incineração (cumprindo os objectivos do PERSU II).

Para se efectuar um bom composto em nossas casas, o processo é muito simples.
Podem ver como se faz visualizando o seguinte vídeo, pois uma imagem é melhor que 1000 palavras!



"A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo a que se chama composto.
A Horta da Formiga da Lipor permite demonstrar o que é a compostagem, quais as suas vantagens e diferentes usos. Tem uma horta e um pomar biológicos com espécies cuidadosamente seleccionadas, onde é utilizado o composto produzido.
Mais informações www.hortadaformiga.com"

Nenhum comentário: