quarta-feira, março 17, 2010

Ambiente Santo Tirso está com o PLP; 20/03/2010

Serve este “post” para transmitir algumas indicações aos voluntários do Concelho de Santo Tirso que pretendam participar nas acções do Limpar Portugal no Concelho de Santo Tirso no próximo Sábado dia 20 de Março de 2010, o DiaL que ficará para sempre para a história de Portugal. E tu ainda podes fazer parte desse dia!

Este movimento foi crescendo com o passar dos dias, a cada dia que passava os apoios iam surgindo. Milhares de voluntários se juntaram, outros tantos milhares irão surgir no próprio dia sem prévio aviso.

Um grupo restrito de pessoas conseguiu num curto espaço de tempo sensibilizar e mobilizar órgãos públicos, altas entidades gestoras de resíduos a aderir e apoiar este movimento cívico e voluntário que sem um único apoio monetário tem vindo a cumprir os seus principais objectivos.
- Recolher todas as deposições ilegais de resíduos depositados no Continente e Ilhas;
- Sensibilizar os mais jovens, actuando sobre escolas, associações, agrupamentos, organizações;
- Sensibilizar no geral toda a população de Portugal no que respeita ao correcto encaminhamento dos resíduos, o facto de ser urgente reduzir os nossos hábitos de consumo, separar na origem, isto é, os resíduos gerados nas nossas próprias casas, para seja possível reciclar e valorizar a maior quantidade de resíduos. (dar a conhecer a grande parte da população que a deposição de resíduos diferenciados (vidro, volumosos, metais, plásticos, etc.) por parte de pessoas particulares nos ecocentro é totalmente GRATUITA. Os volumosos/monstros como frigoríficos, sofás, até são recolhidos em nossas casas também GRATUITAMENTE).
- Sensibilizar a “máquina”, os sistemas de gestão de resíduos do nosso País, para que problemáticas como a da deposição ilegal, a desvalorização de resíduos com potencialidades de valorização, que valores de “taxas e mais taxas” exorbitantes possam ser ajustados de forma a facilitar e incentivar ao correcto encaminhamento dos diferentes resíduos.
- Sensibilizar para a urgência de aplicação de novos sistemas de recolha diferenciada de resíduos porta-a-porta.
- Sensibilizar para o desenvolvimento de técnicas de tratamento, técnicas de compostagem como por exemplo a vermicompostagem.
- Sensibilizar para sensibilizar e sensibilizar, pois só assim se mudam mentalidades e novos sistemas de gestão poderão ser aceites pela população e ter sucesso, só dessa forma não será necessário criar formas de evitar as deposições ilegais!

Alguns destes objectivos foram já em parte atingidos, conseguimos a elaboração de Portarias que nos ajudaram na recolha dos resíduos dando mérito aos voluntários deste projecto. Dessa forma todos os voluntários do PLP, devidamente identificados, poderão ajudar na recolha dos resíduos sem correr riscos de possíveis coimas por estar a transportar resíduos provenientes das acções do PLP.

É já Sábado o DiaL… o dia tão esperado está preste a ser concretizado e tudo indica o seu êxito. Vamos contribuir para um Ambiente melhor, para uma qualidade ambiental mais positiva. Dia 20 de Março vamos deixar as nossas matas, e não só, um pouco mais limpas. Deixar de fazer parte do problema e contribuir para a solução para um Ambiente sustentável.

O dia vai começar cedo (hora combinada pelo coordenador do grupo de Freguesia) nos locais já previamente combinados pelos coordenadores de grupo de Freguesia. Importante que nesse local o coordenador do grupo mantenha uma pessoa em permanência para encaminhar para as deposições ilegais de resíduos pessoas que eventualmente cheguem um pouco atrasadas.

Importante referir que mesmo sendo indispensável separar para valorizar os materiais, os resíduos nitidamente contaminados (sujos) não são passíveis de serem valorizados, por tal motivo não despenderemos tempo na separação de resíduos nitidamente sujos, estes deverão ser carregados indiferenciadamente e levados para deposição no aterro.
Haverá uma prioridade na recolha das deposições ilegais, devendo ser recolhidas primeiramente aquelas que causem mais impacte (exceptuando deposições com resíduos perigosos) e depois aquelas que estejam em locais mais exposto e visíveis. Os RCDs, Resíduos de Construção e Demolição serão a nossa última prioridade (causam menos impacte ambiental e também por envolver grandes meios para a sua recolha, meios esses que o grupo do Concelho não possui em quantidade).

Os pneus serão todos encaminhados para um espaço cedido pela Câmara Municipal de Santo Tirso na antiga Fábrica do Teles ao pé da nova estação de comboios de Santo Tirso.

Pede-se que até Quinta-feira, dia 18, enviem todas as matrículas de todos os veículos que vão apoiar o PLP, quer no transporte de resíduos (para aterro e ecocentro) quer de passageiros.

Relembra-se que na Sexta-Feira, dia 19, os coordenadores deverão passar entres as 15h e as 19h no pavilhão municipal para levantar alguns apoios angariados pela coordenação do grupo do concelho de Santo Tirso.

Salienta-se que a Policia Municipal e a GNR, estará presente nos pontos de encontro de Água Longa, S. Cristina do Couto e Guimarei para ajudar a controlar o trânsito no tempo de remoção das deposições ilegais que ficam junto das vias de circulação automóvel. A PSP estará também atenta a qualquer solicitação.

Os apoios da Câmara Municipal, como o camião e o abre-valas, irão começar a actuar na zona de Água Longa (extremidades do concelho), indo passar por todas as freguesias seguintes. Estes equipamentos não estarão aferidos a nenhum grupo de freguesia, podendo dessa forma, ao longo de todo o dia, actuar por todo o Concelho.
Uma qualquer freguesia que tenha um transporte a efectuar uma viagem para o Aterro e ainda tenha espaço para completar a carga, deverá entrar em contacto com o coordenador do grupo vizinho disponibilizando-se para completar a sua carga com resíduos acumulados no grupo vizinho.

Como Guimarei é a zona mais afectada pelas deposições ilegais de resíduos, o tractor da câmara e os dois contentores da SUMA serão disponibilizados para a zona de Guimarei.

A SUMA apoia com mais um camião que irá, à imagem do camião da câmara, fazer um outro circuito de recolha, começando por Vilarinho (limites do Concelho) vindo recolhendo pelos grupos de freguesia limítrofes. Se por algum motivo for necessário, poderá haver troca de circuito com o camião da Câmara. Quer o camião da Câmara, quer o da SUMA poderão ser solicitados para ir a outras zonas, pois logo que disponíveis, e com espaço na caixa para carregar, deslocar-se-ão ao local solicitado.

Depois da limpeza em cada Freguesia, onde a quantidade de lixo é menor, os voluntários, que estejam disponíveis, devem associar-se aos grupos das Freguesias mais problemáticas, como são Guimarei, Lamelas, Monte Córdova e Água Longa.

Caros voluntários, já estamos a fazer história e dia 20 será o culminar de uma fase que consideramos importante para este Projecto, cuja mensagem desejamos que se mantenha ao longo dos anos para que se evitem situações anómalas de deposição de lixos.

Qualquer dúvida de última hora poderá ser esclarecida pelo seguinte contacto
91 650 44 74
Ou então poderão se dirigir ao pavilhão municipal na sexta-feira entre as 15h e as 19h tirando as dúvidas pessoalmente com o Prof. André ou com o Tiago M.

Até Sábado e parabéns a todos os que tem ajudado para que o DiaL seja possível.



Mais informações:
Grupo do Concelho de Santo Tirso

Nenhum comentário: