terça-feira, março 23, 2010

Na procura da conservação da Natureza no Concelho de Santo Tirso - PLP

O grupo do concelho de Santo Tirso, após ter surgido em entrevistas para Tvs, rádios e jornais, ter desenvolvido várias reuniões de grupo, dedicado horas para auxílio de esclarecimentos, procura constante de apoios, sensibilização de pessoas no sentido de participarem no dia 20 com o PLP, na busca de centenas de deposições ilegais e sua georreferenciação,...
conseguiu no DiaL ter cerca de 1000 pessoas envolvidas mesmo com condições meteorológicas adversas.

Mais de metade dos grupos de Freguesia envolvidos conseguiram recolher todas as deposições ilegais de resíduos:
- Santo Tirso;
- S. Miguel do Couto;
- Reguenga;
- Areias;
- Sequeirô;
- Vila das Aves;
- S. Tomé de Negrelos.


Outros não recolheram tudo, mas deixaram pontualmente uma ou duas deposições ilegais por recolher devido à falta apoios disponíveis no DiaL e às condições meteorológicas. Contudo poderão ser consideradas como limpas, pois certamente esses focos pontuais de poluição serão recolhidos a curto prazo por quem de direito. (Alguns desses focos foram entretanto já resolvidos pelos SMAS de Santo Tirso)
- Lama;
- Burgães;
- S. Martinho do Campo;
- Vilarinho;
- Redordões;
- Roriz.


12 Grupos de Freguesia conseguiram assim deixar as suas zonas mais limpas. Contudo no Concelho ficaram ainda algumas, que apesar de muito trabalho efectuado no dia 20, com muitas deposições ilegais por recolher.
- Monte Córdova – só RCDs;
- Agrela;
- Água Longa;
- Lamelas;
- Guimarei;
- Santa Cristina do Couto.


As restantes 6 Freguesias não aderiram ao PLP por falta de voluntários, felizmente são zonas que por natureza não são muito atacadas pelas deposições ilegais de resíduo.


Para terem uma ideia de quanto se recolheu no Concelho de Santo Tirso, aqui fica o número, cerca de 300ton de resíduos indiferenciados e 12ton de pneus.
(brevemente serão apresentados valores referentes a cada freguesia bem como as quantidades recolhidas de resíduos diferenciados).
Os RCD (Resíduos de Construção e Demolição) que tem densidades consideráveis relativamente ao tipo de resíduos recolhidos, não foram levantados, se tal tivesse sido possível, levaria a um aumento significativo dos pesos totais recolhidos.


Poderão ver fotos clicando de seguida no “grupo do Concelho de Santo Tirso”, contudo apresentam-se de seguida alguns momentos do dia. Estes não realçam os resíduos depositados ilegalmente, pois estes não merecem destaque, mas sim o empenho e trabalho de todos os voluntários envolvidos.












Deixamos o Concelho de Santo Tirso mais limpo! Contribuímos para que Portugal ficasse mais limpo e consequentemente melhoramos a condição Ambiental da nossa casa, da Terra.

No dia 20, perante a chuva intensa que se fez sentir, viu-se realmente aquelas pessoas que se preocupam com a Natureza e a sua conservação. Viu-se quem anda neste mundo sem interesses, quem faz e dá de si de forma voluntária para o bem comum.

Fica aqui um agradecimento a todos os que contribuíram, em especial para aqueles que coordenaram e tornaram possível este dia.


Certeza que as pessoas que participaram ficaram sensibilizadas…,
- Será que conseguimos sensibilizar as empresas que fazem as descargas ilegais?
- Será que conseguimos sensibilizar as pessoas que não tinham conhecimento que a deposição nos ecocentros é gratuita?
- Será que conseguimos sensibilizar as instituições gestoras de resíduos que não é com coimas pesadas que se resolvem as deposições ilegais, mas sim com sensibilização e tolerância na recepção nos ecocentros e aterros… afinal é para isso que eles foram construídos e não só para fazer dinheiro, a sua principal função é proteger o ambiente, recebendo os resíduos!
- Será que agora estão dispostos a receber todos os resíduos, mesmo que não os possam receber e tratar de forma adequada, mas podendo depois os encaminhar para locais de gestão indicada?
- Será que com as acções do PLP conseguimos fazer com que diferentes instituições (governamentais e não governamentais) se juntem e procurem novas soluções, novas estratégias, melhoramentos nos sistemas de recolha de resíduos (recolha selectiva porta á porta), procurem novas formas, mais correctas e adequadas de taxação?

Acredita-se que o PLP conseguiu despertar atenções para estas problemáticas… e com algum optimismo, acredita-se que com a força e pressão de 100.000 pessoas alguma coisa vá mudar!

Nenhum comentário: