domingo, março 07, 2010

Limpeza piloto do PLP em S. Cristina do Couto, Santo Tirso

No passado dia 6 (Sábado) desenrolou-se a limpeza piloto de uma deposição ilegal de resíduos no grupo de S. Cristina do Couto.

Limpeza essa que serviu para “afinar” algumas ideias que levem a que o dia 20 de Março seja um sucesso. E esse sucesso será garantido, pois o emprenho e vontade demonstrado pelas pessoas envolvidas nesta acção piloto assim o revelaram.


Pontos de análise:
- no local de encontro (junta de freguesia) no dia 20 deverá ficar uma pessoa permanente para encaminhar os mais atrasados.
- ter-se-á que arranjar solução para os resíduos separáveis/recicláveis contaminados/sujos (não conformes) para poderem ser depositados no ecocentro. Caso não seja possível a sua valorização irão para aterro.
- os volumosos e metais, em principio serão bem recebido no ecocentro.
- lixeiras de alguma dimensão de entulho (lixo para aterro) necessitam de maquinas para serem carregadas nas carrinhas. Um apoio importante a angariar.
- a aglomeração de lixeiras mais pequenas próximas umas das outras numa só maior será um solução viagem para facilitar o carregamento dos camiões.
- é indispensável o uso de luvas (protectoras) e calçado apropriado.
- a necessidade de ferramentas como ancinhos, sacholas e pás é essencial
- Constatou-se que sem grandes orientações dada voluntário consegue definir uma função e produzir bom trabalho
- carregar directamente para a caixa de uma carrinha os diferentes resíduos poupa 2 trabalhos. A criação de montes de diferentes resíduos no chão deve ser evitada, pois teremos o trabalho de o carregar apara o monte e depois para o camião. Caso não esteja a(s) camirra(s) presentes, então o lixo deverá ser colocado no chão nos seus respectivos montes. (ainda falta definir se nestes montes serão colocados só os plásticos e vidros limpos ou todos os plásticos e vidros em “boas condições”. Relativamente aos metais e aos volumosos não haverá problemas na separação. Em principio quase todo o papel está não conforme para ir para ecocentro (estará molhado e em decomposição)
- A animação, animo, incentivo e festa deve estar sempre presente no grupo, toda a acção se desenrola com mais vida. Os coordenadores de lixeira devem promover o bom ambiente de espírito na lixeira!


Aqui seguem imagens captadas de alguns momentos.
NOTA: Se não conseguir visualizar a apresentação de imagens, clique ‘aqui’.







Nenhum comentário: