Convite para "Fórum Participativo da Agenda 21 Local", entrada livre. Participa.
Confirma a tua presença até dia 14 de Dezembro de 2011 pelo contacto: 252856345, ou pelo e-mail: inventaracidade@gmail.com
Este blog foi criado para partilha de opiniões, sobre questões ambientais no concelho de Santo Tirso. Lixeiras clandestinas, denuncias ambientais, observação de fauna e flora.
“Semana Europeia da Mobilidade
A BICILETA NO DIA EUROPEU SEM CARROS
18 de Setembro 2011
Bicicleta na Rua
A BICICLETA NO DIA EUROPEU SEM CARROS
09h00 CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA 25 DE ABRIL (frente á Câmara Municipal)
09H15 INICIO DO PERCURSO NA CIDADE DE SANTO TIRSO
Outros locais de passagem: Sequeirõ/Areias/Landim/Avidos/Esmeriz/Cabeçudos/Ponte da Lagoncinha.
13H00 CHEGADA E ENCERRAMENTO DA ACTIVIDADE
PARARECE E TRAZ UM AMIGO OU +
Vamos inundar as ruas e estradas de bicicletas, o meio de transporte não poluente, mais ecológico e sustentável.”
“Este ano o tema de destaque é “Mobilidade alternativa”, tendo como objectivo sensibilizar os cidadãos para as vantagens de andarem a pé, de bicicleta e de transportes públicos. Ao mesmo tempo, tem o intuito de incentivar as cidades a promoverem estes modos de transportes alternativos e a investirem nas infra-estruturas necessárias.
Para já, Espanha é o país que conta com mais municípios a aderir à iniciativa europeia, atingindo um total de 629 localidades inscritas.
A nível nacional, o número de participantes tem vindo a diminuir nos últimos anos. Em 2008 foram 67 os municípios envolvidos, em 2009 foram 62 e em 2010 foram 66. Este ano, estão envolvidas nesta iniciativa 55 autarquias de norte a sul do país.
É de sublinhar que dessas 55 autarquias, 46 comprometem-se a executar, de forma permanente, pelo menos uma medida que contribua para que os cidadãos abdiquem dos seus automóveis em favor de meios de transporte mais amigos do ambiente. E 38 municípios vão promover um dia sem carros, em uma ou mais zonas.
A Semana Europeia da Mobilidade foi uma iniciativa lançada em 2002 e que conta com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia.
‘Fonte: apea’"
Será certamente uma caminhada por trilhos do nosso Concelho onde poderão contemplar a Fauna e a Flora autóctones do nosso Concelho de Santo Tirso.
Espera-se que se juntem muitos caminheiros neste percurso!
Cumprimentos primaveris
Lança-se o novo desafio aos voluntários do Limpar Portugal, bem como a associações, agrupamentos de escuteiros, grupos de jovens, seria importante ver todos os Tirsenses envolvidos nesta causa. Vamos fazer com que este ano não haja incêndios no nosso Concelho. Tudo depende de nós e do nosso empenho.
Nos seguintes endereços email, poderá ver toda a divulgação e forma de como se podem inscrever e participar.
Newsletter:
http://www.amoportugal.org/pt/newsletter
Mensagens:
http://www.amoportugal.org/pt/proteccaoflorestal/prevencaoincendios
http://www.amoportugal.org/pt/proteccaoflorestal/incendiosflorestais2010
http://www.amoportugal.org/pt/proteccaoflorestal/riscoincendio
Plano de Acção:
http://www.amoportugal.org/pt/proteccaoflorestal/planoaccao
Muito obrigado por todo o apoio e disponibilidade.
Qualquer duvida poderá ser colocada recorrendo aos seguintes endereços email:
Mais fotos aqui.
Aconselha-se a quem tenha fotos para partilhar, que as coloquem no seu perfil facebook, e que as identifiquem como “Ambiente Santo Tirso”, assim todas elas surgirão centralizadas no perfil do facebook do Ambiente Santo Tirso, onde todos poderão ir ver e fazer o download das respectivas fotos.
Ou então poderão partilhar, no mesmo perfil do Ambiente Santo Tirso, links que permitam ver e ter acesso a essas fotos.
O muito obrigado a todos os presentes, e mais uma vez, mostramos que também no Concelho de Santo Tirso existem grupos, pessoas, e instituições preocupadas com a nossa casa Terra, com o nosso Ecossistema e com o nosso meio Ambiente.
Cerca de 70 participantes
Cerca de 7 sacos de lixo recolhidos ao longo dos percursos, e depositados em ecopontos.
Cerca de 3 deposições ilegais de resíduos georreferenciadas (lixeiras já referenciadas em 2010)
Cerca de 3 deposições ilegais de resíduos antigas limpas, e que passado um ano ainda se encontram limpas (antigas deposições de resíduos perigosos)