quinta-feira, março 22, 2012

Limpar Portugal PLP'12 do Concelho de Santo Tirso

Boa noite amigos Voluntários do Concelho de Santo Tirso.


Aqui vai a “ordem de trabalhos” para o próximo sábado!



- As ações irão acontecer das 9h, com início nos diferentes pontos de encontro (a referir já de seguida), e terminarão pelas 13h (ou então quando cada grupo terminar a limpeza das suas lixeiras) no parque da Rabada.

- Cada voluntário deverá fazer-se acompanhar de “almoço frio”, para merendar em grupo no final da ação. Deverá também fazer-se acompanhar de um par de luvas, roupa e calçado adequado para o acontecimento. Deverá essencialmente participar com muita boa disposição:)





- Temos 5 Freguesias envolvidas na ação, representadas pelos seus voluntários e presidentes de Junta que nos garantem apoio com veículos para transporte de resíduos. Temos também ainda mais cerca de 50 voluntários, das diversas Freguesias do Concelho, inscritos individualmente. Pelo fato de não ter havido desenvolvimentos da iniciativa (referenciação de lixeiras, mobilização de voluntários, falta de participação em reuniões e feedback com a coordenação local) nas restantes freguesias, os seus voluntários deverão procurar participar numa das ações apresentadas de seguida.



è Vila das Aves: Temos cerca de 30 voluntários do grupo Eco Escolas da Secundária D. Afonso Henriques de Vila das Aves que possuem 2 “lixeiras” para limpar. Terão o seu ponto de encontro pelas 9h junto à Escola Secundária e têm o apoio da Junta de Freguesia com meios físicos e humanos. Voluntários individuais que pretendam participar na freguesia de Vila das Aves deverão seguir a coordenação orientada pelo grupo Eco Escolas.



è Burgães: Temos o grupo de Escuteiros de Burgães que irá ter como ponto de concentração junto à Sede dos Escuteiros pelas 8:30h. Serão cerca de 37 voluntários a participar. Dos quais, um grupo de cerca de 10 voluntários (crianças mais jovens) irão limpar uma lixeira existente na Freguesia de Burgães. Temos aqui o apoio da Junta de freguesia de Burgães com meios físicos e humanos na freguesia de Burgães.

Os restantes voluntários (cerca de 27) deverão deslocar-se em transporte particular, para junto à “Discoteca Pedra do Couto” para promoverem a limpeza da zona envolvente à Estrada Nacional (“lixeiras” números 26,27,28,29,30,31,32,33,34,35) que vai da Pedra do Couto até ao Aterro da Resinorte em S. Cristina do Couto. Deverão procurar estar lá por volta das 9h. Terão já garantido o apoio de um veículo particular para transporte dos resíduos que os acompanhará. Todos os restante voluntários “individuais” que pretendam participar nestas zonas devem seguir estes horários e pontos de encontro, seguindo aí as orientações dadas pelos escuteiros de Burgães.



è Santo Tirso: Temos cerca de 30 voluntários do grupo Eco Escola da EB23 S. Rosendo e cerca de 20 voluntários do grupo Eco Escola da Secundários D. Dinis. Estes 2 grupos deverão limpar as “lixeiras” números 8, 9, 24 e 25. Estes deverão encontrar-se na Junta de Freguesia de Santo Tirso pelas 9h.

Teremos também o grupo de Escuteiros de S. Bartolomeu com cerca de 15 elementos e um grupo de Teatro com cerca de 6 elementos. O seu ponto de encontro será na sede de Escuteiros (escolas do monte-Ponte Velha). Estes elementos deverão limpar as lixeiras 20, 21, 22, 23. (lixeira 19 são resíduos perigosos, não são para limpar por nós). No final deverão ajudar na limpeza da zona de S. Cristina do Couto, juntando-se aos Escuteiros de Burgães.

As ações terão o apoio da Junta de Freguesia de Santo Tirso com meios físicos e humanos.

Os voluntários individuais que queiram participar nestas áreas, deverão seguir estes horários e as indicações dos coordenadores presentes nas respectivas zonas.



è Rebordões: Temos cerca de 15 voluntários Escuteiros do Agrupamento de Rebordões. Irão ter ponto de encontro pelas 9h na Sede dos Escuteiros. Pretendia-se que limpassem lixeiras existentes na sua freguesia (numero reduzido ou mesmo nenhum encontrado). Se conseguissem transporte para os voluntários, pedia-se que atuassem na freguesia vizinha de S. Tome de Negrelos, limpando as “lixeiras” número 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e toda a envolvente à estrada nacional, pois existe “lixo solto” entre as diferentes lixeiras. Para este local a Junta de freguesia disponibiliza meios físicos e humanos para transporte de resíduos (meios presentes desde as 9h na Junta de Freguesia de S. Tome de Negrelos).





è S. Tomé de Negrelos: o Agrupamento de Escuteiros irá participar, no dia seguinte, dia 25 (Domingo) na limpeza ribeirinha de um percurso de água existente na freguesia, não podendo limpar no dia 24 as lixeiras a cima identificadas. Têm o apoio da Junta de Freguesia.





è DESCIDA DO RIO LEÇA: Entre as diversas atividades, recolha de resíduos em diversos pontos do concelho, existe uma, que envolverá na ordem de 70 pessoas, que consta da ligação, a pé, da Nascente à Foz do Rio Leça, no sentido de chamar a atenção dos cidadãos para o aproveitamento do Rio Leça de uma forma sustentável, evitando a degradação do seu leito e das suas águas, tornando-o uma referência a nível europeu e mundial. Esta ação terá início na Quinta da Conceição em Matosinhos pelas 8h, ou então por volta das 9h:15 junto à nascente do Rio Leça em Redondo.



Importante referir que o tipo de resíduos que se pretendem recolher no PLP’12 do Concelho de Santo Tirso, e isto devido à falta de apoio de veículos pesados, são resíduos diferenciados/separáveis/recicláveis, são aqueles resíduos que são passiveis de serem depositados nos ecopontos, ou transportados para o Ecocentro de S. Cristina do Couto (próximo de Covelas, depois da discoteca Pedra do Couto), ou o de Riba d’Ave. Por isso a recolha do lixo das lixeiras deverá ser feito de forma separada. Madeiras, plásticos, papel, vidro, metais (podendo dessa forma limpar uma lixeira, e no final ela ficar lá na mesma com os resíduos sobrantes). Os resíduos diferenciados devem ser acondicionados nas carinhas e/ou atrelados de forma separada ou então inseridos de forma separada em sacos do lixo. Só assim aceitarão o nosso lixo no ecocentro e só assim facilitará a deposição por nossa parte do lixo mais pequeno nos ecopontos. Poderá, em determinado momento, a carrinha de apoio não estar presente (poderá ter ido descarregar), devemos nessa altura, no lugar de carregar diretamente para a carrinha, colocar o lixo de forma separada á face da estrada para quando esta chegar possa ser carregada mais rapidamente.



Se algum voluntário tiver algum veículo de caixa aberta, agradecia-se que até 6feira às 12h fossem enviadas as matrículas dos mesmos para que em alguma eventualidade possam entrar em Aterro. O mesmo se pede a todos os grupos que tenham já angariado veículos (ate mesmo os das juntas de freguesia) que nos facultem a identificação das matrículas (carros, tratores e/ou atrelados). Contacto para o efeito: t_omm@hotmail.com.





Será relevante referir que não existem apoios para transporte de passageiros, não existem seguros de acidentes pessoais para o PLP’12 (aconselha-se a usarem os seguros dos grupos – escolas, escuteiros, outros. Os voluntários individuais deverão fazer um seguro de atividade (cerca de €2,50) e terem sempre a maior precaução possível).

Os apoios, a confirmar na 6ª Feira, são água e sacos do lixo. Cada freguesia envolvida na participação deverá fazer-se representar na mesma 6ª feira, entre as 17:30h e as 19:30h, no pavilhão municipal de Santo Tirso para levantar estes apoios, sujeito a confirmação através dos seguintes contactos: 916504474 / 914061281.



Cada grupo pode e deve retirar do seguinte endereço:


As imagens/fotografia das lixeiras com a sua identificação (numero e coordenada) bem como os mapas, para poderem orientar e distribuir da melhor forma os seus elementos/voluntários no dia de Sábado.



Para qualquer dúvida, fiquem com os contatos diretos da coordenação

Tiago

916504474

André

914061281

Nenhum comentário: