terça-feira, março 06, 2012

RELATO DA REUNIÃO DO DIA 2 DE MARÇO DE 2012 PARA O PLP'12

 

 
"LIMPAR PORTUGAL 2012
 
RELATO DA REUNIÃO DO DIA 2 DE MARÇO DE 2012
 
               Conforme o previsto, realizou-se uma reunião de voluntários do Projecto Limpar Portugal, no dia 2 de Março de 2012, na Sala de Imprensa do Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, pelas 21h00, segundo a seguinte Ordem de Trabalhos:
            1 – Informações;
            2 – Ponto da situação a nível do nosso Concelho;
            3 – Mobilização de voluntários individuais e de instituições;
            4 – Localização de lixeiras e delinear prioridades de limpeza;
            5 – Outros assuntos.
 
            1 - Em primeiro lugar, foi dada a informação, de que a Câmara Municipal de Santo Tirso se encontrava conhecedora do movimento de voluntários do nosso concelho, e que a Senhora Vereadora, Ana Maria Ferreira, estava atenta ao PLP.
            Neste momento não temos conhecimento da portaria que isenta de guias de transporte os veículos que transportam os resíduos recolhidos no dia 24 de Março e Semana seguinte, assim como a autorização de deposição dos lixos recolhidos nos aterros indicados para o efeito, estando a Coordenação Nacional do Movimento à espera da sua divulgação a todo o momento.
 
            2 – A nível do nosso Concelho estão registados, em grupos ou individualmente, 60 voluntários, não se verificando qualquer Junta de Freguesia mobilizada para o movimento. É imperioso que a Câmara Municipal comunique com as Juntas de Freguesia no sentido de se envolverem no Projecto, colocando à disposição os meios que possuam para recolha e transporte dos materiais, além de procurar envolver as Associações da Freguesia e participarem nas próximas reuniões.
 
            3 – Mais uma vez ficou acordado continuarmos a divulgar, pelos contactos que cada um de nós possui, o Projecto Limpar Portugal, de forma a angariarmos mais voluntários. As Associações de cada freguesia devem ser contactadas pelas juntas de freguesia, preferencialmente, não impedindo que cada um de nós o faça, desde que tenha os respectivos contactos.
 
            4 – Embora não se tenham encontrado tantas lixeiras e com a dimensão idêntica às de 2010, existem em alguns locais concentração de lixos diversos que merecem a nossa atenção para uma recolha prioritária. As prioridades serão definidas na última reunião do movimento de voluntários, a realizar no dia 16 de Março, onde esperamos a presença de representantes das juntas de freguesia e da Câmara Municipal de Santo Tirso.
 
            5 – Finalmente, e por imposição de calendário, pois a recolha será no dia 24 de Março, ficou marcada uma reunião para o dia 16 de Março, pelas 21h30, no Pavilhão Desportivo Municipal, a confirmar depois de autorização do Senhor Presidente da Câmara, e outra reunião no dia 23 para distribuição de identificações de veículos, voluntários, distribuição de eventual material e distribuição dos voluntários pelos locais definidos anteriormente.
            O voluntário Fernando André ficou incumbido de contactar com o Executivo da Câmara Municipal para efeitos de estabelecer contactos com as juntas de freguesia e delinear estratégias de recolha dos lixos no dia 24 de Março.
 
            Santo Tirso, 2 de Março de 2012
 
                                                             A Coordenação Concelhia"


Nenhum comentário: