terça-feira, março 20, 2012

“PROJECTO LIMPAR PORTUGAL - PLP”


“PROJECTO LIMPAR PORTUGAL - PLP”

24-03-2012

            Vivemos num concelho repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.

            Nas localidades, nos rios, nos montes, em todo o lado, é frequente vermos as desagradáveis lixeiras.

            Partindo do projecto desenvolvido no ano de 2010, e correspondendo ao desafio lançado por um grupo de 100 países, a Coordenação Nacional do Amo Portugal decidiu lançar o mesmo desafio aos Portugueses em geral. Alguns já aceitaram voluntariamente o desafio e puseram mãos à obra. Dia 24 de Março de 2012, vai acontecer, um pouco por todo o país, uma recolha de lixeiras clandestinas, realizada por voluntários. Também o Concelho de santo Tirso se associa a esta iniciativa, com a intervenção de voluntários provenientes de diversas freguesias, enquadrados pela Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Agrupamentos de Escuteiros, Escolas, Grupos de Teatro, particulares, etc.

            Entre as diversas actividades, recolha de resíduos em diversos pontos do concelho, existe uma, que envolverá na ordem de 70 pessoas, que consta da ligação, a pé, da Nascente à Foz do Rio Leça, no sentido de chamar a atenção dos cidadãos para o aproveitamento do Rio Leça de uma forma sustentável, evitando a degradação do seu leito e das suas águas, tornando-o uma referência a nível europeu e mundial.

            Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de pessoas por concelho ou por zona geográfica, para que todos juntos possamos, durante um dia das nossas vidas, fazer algo de útil por nós, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.

            Certos de que muito ainda há a fazer, toda a ajuda é bem-vinda! Quem quiser ajudar, basta juntar-se ao projecto no endereço www.amoportugal.org, e integrar o grupo do concelho onde reside. É neste sitio que se vai dando conta dos desenvolvimentos do projecto.

            No dia 24 de Março de 2012, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.

            Para mais informações escreve-nos para fandre@cm-stirso.pt   

            Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?

                                                                       A Coordenação do Concelho de Santo Tirso


Nenhum comentário: