segunda-feira, março 19, 2012

RELATO DA 3ª REUNIÃO, DO DIA 16 DE MARÇO DE 2012, PARA O PLP'12



Ordem de trabalho foi:


- Confirmação de um número mínimo de voluntários inscritos (de momento 200 voluntários).


- Angariação de meios que possibilite a atuação dos voluntários inscritos.


- Definição do número e tipo de “lixeiras” a recolher.


- Apoio(s) para recolha, transporte e deposição final de resíduos.


- Definição de formas de atuação.


- Atividades desenvolvidas e/ou a desenvolver por grupos eco-escolas e teatros, outros, a serem apresentadas à comunidade no dia 24 de março.


- Definir local(ais) de encontro e termino da atividade, bem como hora de inicio e fim.


- Apoios (alimentação/água/t-shirt/sacos do lixo-luvas-Modelo/Continente).



- Confirmação de um número mínimo de voluntários inscritos (de momento 200 voluntários).


Temos 30 pessoas voluntárias inscritas no espaço da AMO Portugal de diferentes freguesias (não têm dado feedback). Temos cerca de 20 voluntários da EB23 S. Rosendo contabilizando grupo de alunos Eco-escola e professores. Cerca de 10 voluntários escuteiros do Agrupamento 503 S. Bartolomeu. Cerca de 20 voluntários alunos do grupo Eco-escolas e professores da Secundária D. Dinis. Cerca de 35 voluntários escuteiros do Agrupamento 400 Burgães, cerca de 6 voluntários de grupo de Teatro, cerca de 30 voluntários da Secundária D. Afonso Henriques contabilizando grupo de alunos Eco-escola e professores. Teremos também, um número ainda a definir, voluntários dos escuteiros do Agrupamento de Rebordões. E da mesma forma teremos o grupo de Escuteiros de S. Tomé de Negrelos, estes irão participar somente no dia 25 (Domingo-dia seguinte) na limpeza ribeirinha de um curso de água local.


Temos assim um total de cerca de 200 voluntários.
  


- Angariação de meios que possibilite a atuação dos voluntários inscritos.


Temos, de 24 freguesias, a presenta de 5 Freguesia de Mãos dadas a esta causa. Vila das Aves, Burgães, Rebordões, Santo Tirso, S. Tome de Negrelos.
Cada freguesia irá apoiar com os meios físicos e humanos que possuem. (veículos de caixa aberta e condutor habilitado para o mesmo).
Serão levantados no Modelo/Continente (Apoio Nacional) Sacos do lixo de 50L, luvas e água de 20cl para todos os voluntários do concelho.



- Apoio(s) para recolha, transporte e deposição final de resíduos.


Não há apoio para a deposição controlada de resíduos que devam ser encaminhados para aterro. As entidades competentes não se mostraram com abertura para esta causa, nem para a recolha nem para a receção de resíduos. Por tal facto iremos recolher somente resíduos diferenciados (passiveis de serem encaminhados para ciclos de valorização, podendo ser triados por forma a serem reutilizados ou reciclados), encaminhando-os para ecopontos, e os de maior volume para ecocentos (de Santo Tirso e Riba d’Ave).


O transporte dos resíduos será assegurado pelos veículos particulares dos voluntários, bem como pelos veículos das Juntas de Freguesia envolvidas.



- Definição de formas de atuação.


Iremos atuar somente sobre “lixeiras” mais “ligeiras”, onde se encontrem resíduos separáveis. Não iremos recolher RCD, não iremos recolher resíduos biodegradáveis, não iremos recolher resíduos indiferenciados, não iremos recolher pneus. Iremos recolher plásticos, papel/cartão, vidro, metais, volumosos (serão desta forma recolhidos somente o tipo de resíduos aceites nos ecocentros anteriormente referidos)



- Atividades desenvolvidas e/ou a desenvolver por grupos eco-escolas e teatros, outros, a serem apresentadas à comunidade no dia 24 de março.


Não apresentaram nada de revelante para ser apresentado a 24 de março. Não será necessário por isso proporcionar espaço para a realização destas atividades.



- Definir local(ais) de encontro e termino da atividade, bem como hora de inicio e fim.


O início da atividade irá começar pelas 9h em diversos pontos. (a referir até 4feira dia 21). Pontos esses que serão nas 5 Freguesia já referidas, mais numa determinada zona de S. Cristina do Couto. Irá terminar no parque da Rabada pelas 13h (onde cada um deverá fazer-se acompanhar pelo seu reforço alimentar – farnel/almoço frio).



- Apoios (alimentação/água/t-shirt/sacos do lixo-luvas-Modelo/Continente).


Foram já referidos os apoios anteriormente (água/sacos do lixo/luvas-Modelo/Continente, Veículos-particulares dos voluntários e das juntas de freguesia envolvidas).




- Outros assuntos.


Serão divulgados, pelos meios habituais, na 4feira dia 21 o local exato dos pontos de encontro para os diferentes grupos, bem como as deposições ilegais de resíduos/”lixeiras!


Serão dadas indicações das coordenadas exatas das “lixeiras”, apresentada uma foto da mesma, indicado o tipo de resíduos presentes, o tempo médio estimado de recolha, o número de voluntários necessários, os meios disponíveis e o local indicado encaminhamento final dos resíduos.


Será indicada a cada representante de freguesia/grupo, um hora e local para na 6feira dia 23 poderem ficar com os apoios (água, luvas e sacos do lixo) para os seus voluntários.


Eventualmente poderá haver a necessidade de efetuar um reconhecimento de “lixeiras” no dia 22 e/ou 23 com alguns dos representantes de grupo para que no dia saibam exatamente onde se encontram as lixeiras e possam encaminhar/orientar os seus voluntários.





A coordenação
91 650 44 74

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